apresentação

O Crianceria é um Ateliê Clínico Educativo que oferece diferentes formas de atendimento e acompanhamento para crianças, adolescentes e pais, bem como consultoria em educação inclusiva para escolas.

Formado por uma equipe de psicólogos e pedagogos, nossa proposta tem como base o trabalho desenvolvido pelo pediatra e psicanalista inglês Donald Winnicott e a experiência educacional construída pelo educador português José Pacheco, idealizador da Escola da Ponte.

Winnicott pensava que a pediatria não deveria se ocupar apenas do crescimento físico e da saúde da criança. Para ele a pediatria seria a área da medicina responsável por detectar as falhas ambientais de cada família a fim de que a criança tenha um desenvolvimento emocional primitivo satisfatório.

Contudo, identificamos que nas faculdades de pediatria não há este tipo de olhar e o pediatra se forma sem esta possibilidade de trabalho. O Crianceria se propõe a auxiliar no reconhecimento de tais falhas, como também de prover informações satisfatórias que ajudem os pais e escolas a cuidarem do desenvolvimento emocional dos bebês, crianças e adolescentes. O desenvolvimento cognitivo de forma alguma está separado do desenvolvimento emocional e, quanto mais distantes um estiver do outro, maiores serão as dificuldades da criança em continuar seu desenvolvimento, seja cognitivo ou emocional, de forma sadia.

A partir da demanda da família e/ou da escola orientamos a escolha da forma de acompanhamento que cada caso necessita. Nosso atendimento pode ser feito na escola, na residência da família, em consultório ou em espaços públicos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário